quarta-feira, 2 de março de 2011

Commodities e Ibov

Falando um pouco de commodities agrícolas para compararmos com o andamento da Bovespa que hoje provavelmente irá cair de novo!
Temos:

Milho: Há quase 30 meses em alta por causa do petróleo parece que vai continuar subindo, pois os problemas no oriente médio não terminarão tão cedo. Como o etanol americano é tirado do milho e o petróleo está muito caro. Teremos ainda uma boa corrida para colheitas.
Trigo: Não anda nada bem. Como os Americanos parecem desacelerados e o inverno tende a se prolongar (ao contrário do verão) provavelmente os “vendidos” no mercado vão passar na frente, pois a colheita pode demorar um pouco mais e os contratos ficarem um pouco “pesados” para os especuladores esperarem a colheita.
Soja: Essa em particular eu gosto mais, pois temos várias empresas listadas na Bovespa que dependem desta commoditie. Primeiro temos a soja subindo por pura especulação. Como geralmente ela acompanha o milho. Deve-se seguir assim até a queda do petróleo. Americano parece meio apressado em especular futuros. Por isso creio que os problemas no oriente médio estão ainda no começo. Aqui no Brasil a AGRENCO (AGEN11) já passou por muitos apuros, mas acredito que seja uma empresa séria e que pode trazer ótimos lucros para seus acionistas em 2 anos. Pelo menos uns 50%

Boi ou Cattle como os americanos gostam de chamar: Vem em queda, já que o especulador se não vê dados de crescimento não vê pessoas comendo. Aqui no Brasil temos a Kepler Weber no Bovespa (KELP3) que não emplaca deste a sua maior queda em junho do ano passado. Ainda acho que é uma empresa forte, mas como está sem capital de giro pode se comprometer com os contratos futuros para a entrega de insumos para as empresas que precisam de aço e soluções no campo. Está com preço bom para compra, pois caiu mais de 50% no ano passado, ou seja, seus investimentos devem ter lucro ainda no meio do ano.
Etanol: Não precisa nem falar. Se o milho sobe ele sobe junto. Problemas com o petróleo e ele sobe. Pode ser queda no preço do petróleo que ele sobe do mesmo jeito. É o combustível do futuro, considerando-o como biodiesel.

Conversei com um amigo que pediu informações sobre a POSITIVO informática.
Eu penso que passando de 10,55 ela estoura e faz bandeira. A média do IRF indica venda, pois ela caiu muito rápido e apontou para baixo. Não acredito. Acredito que ela está em um preço ótimo de compra, POIS JÁ CAIU DEMAIS.

A POSI3 confirmou várias coisas no ano passado. Principalmente que é uma especuladora massiva quando se trata de vender a empresa. No começo de 2009 e até o seu final as ações balançaram e subiram bastante por causa de umas “conversas” com a LENOVO (fabricante Chinês), mas no começo de 2010 não deu em nada. Há 1 mês atrás ela começou de novo com essa estória. Agora com a HP e IBM. Eu acredito que se você comprar ações de uma empresa especulativa como essa dá pra fazer dinheiro, mas tenha cuidado e fique atento às notícias, principalmente dos fóruns, pois tem uma galera lá que não perde tempo em pesquisar nóticias rápidas.



Por fim continuo recomendando a carteira do blog passado(01/03/2011), pois creio que teremos uma subida do Ibov só depois do carnaval. Ainda mais se a taxa SELIC subir mais do que 0,5. Aí teremos várias ações com precinho de banana. Vamos as compras!!!

Ps: Coloquei a carteira na sexta-feira no blog e na segunda a CBN lança a sua carteira. Adivinhem: Idêntica. Não quero me gabar. Apenas mostrar que todos estão falando a mesma coisa nesse momento tenso de oriente médio e preocupações com as contas na União Européia.

Abraços.

Um comentário:

  1. Vc ta demais hein...
    quando algum peixe grande olhar esse blog vamos perder as dicas...

    parabens e continue

    Juliano.

    ResponderExcluir