quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

resumo

(1) RESUMO:

Maioria dos mercados da Ásia fecharam em alta nesta quarta-feira. Kospi da Coreia do Sul, Xangai China Composite e o Hang Seng de Hong Kong subiram. Nikkei do Japão fechou em queda. Os mercados na Austrália e na Índia permaneceram fechadas. O mercado de Seul foi reforçado pela notícia de crescimento de um PIB sólido. No quarto trimestre de 2010 subiu 0,5% em relação ao trimestre anterior, superando as expectativas de um aumento de 0,3% e um crescimento anual de 6,1%, a maior em oito anos. Ações de tecnologia e montadoras sustentaram o índice. Algumas empresas de commodities tiveram desempenho fraco na região seguindo a queda nos preços internacionais do petróleo e do ouro nesta terça-feira. O preço do ouro atingiu seu nível mais baixo desde o final de outubro No resto da região, Straits Times de Singapura, ações na Indonésia e da Tailândia subiram e NZX-50 da Zelândia, Kuala Lumpur da Malásia e ações das Filipinas caíram. No mercado cambial, o euro teve uma fraca negociação frente ao dólar dos EUA, com os investidores aguardavam o resultado da reunião do Federal Reserve. A libra britânica estava na defensiva, após uma forte queda na terça-feira, devido a uma contração inesperada na economia do Reino Unido no quarto trimestre de 2010.

CHINA: Na China, empresas de mineração de carvão subiram na expectativa de que a crescente demanda dos fabricantes de aço, após a Festa da Primavera poderá empurrar os preços do carvão para cima. Em Hong Kong o mercado teve uma recuperação modesta, após queda nas quatro sessões anteriores, com destaque para as seguradoras chinesas tentando acompanhar o avanço nas bolsas do continente. Os ganhos foram limitados pela queda do HSBC Holdings na esteira da fragilidade dos dados econômicos britânicos.

JAPÃO: Em Tóquio, o Nikkei e o Topix cairam. O iene mais firme pesava para alguns exportadores como a Sony e a Toyota, mas as ações da fabricante de máquinas Komatsu subiram, após jornal econômico Nikkei informar que é esperado um lucro operacional na casa de 230% em relação ao ano anterior, devido boa parte às boas vendas de máquinas de construção para a China.

EUROPA: As bolsas de valores na Europa sobem no início do pregão seguindo os ganhos da maioria dos mercados asiáticos e depois que o presidente Obama usou seu discurso do Estado da União para pedir congelamento dos gastos discricionários e um menor imposto para a sociedade. Investidores aguardam o comunicado do Federal Reserve sobre a política monetária que virá depois do fechamento do mercados europeu. Entre os destaques, as ações da Umicore sobe 5% em Bruxelas depois que ele foi atualizado de vender para comprar pela UBS, enquanto Heritage Oil cai 14% em Londres após atualização. Entre os principais índices, o índice FTSE 100 do Reino Unido, o índice CAC 40 francês e o alemão DAX 30 sobem. Os preço dos produtos importados pela Alemanha surpreende positivamente com uma alta de 2.3%, frente a expectativa de um crescimento de 1.3%, maior que anterior de 1.2%. É aguardado a minuta da última reunião do Banco da Inglaterra realizada em janeiro.

(2) AGENDA DO MERCADO :

HOJE:
EUA:
13h00 - New Home Sales de dezembro (número de casas novas com compromisso de venda).
13h30 - Estoques de Petróleo norte-americano.
17h15 - Segundo dia da reunião do Federal Reserve, onde decide a taxa básica de juro dos Estados Unidos.

AGENDA DE AMANHA:

BRASIL: Ata do Copom.
EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ALEMANHA: German CPI (mede a evolução dos preços de bens e serviços ).
REINO UNIDO: CBI Distributive Trades Survey (mede a saúde do setor varejista).
EUA: 11h30 - Initial Claims (pedidos de auxílio-desemprego); 11h30 - Durable Good Orders de dezembro (volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período); 13h00 - Pending Home Sales de novembro (mede a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva).

(3) ÍNDICES MUNDIAIS (6h55):

ÁSIA
Austrália: ---%
Nikkei: -0,60%
Hong Kong: +0,23%
Xangai Composite: +1,17%

EUROPA
London - FTSE: +0,88%
Paris Cac 40: +0,97%
Frankfurt - Dax: +1,11%
Madrid IBEX: +1,17%
Russia: +0,87%

PETRÓLEO
BRENT: +0,99%
WTI: +0,48%

COMMODITIES METÁLICAS
COBRE: +0,90%
NIQUEL: +1,73%

ÍNDICES FUTUROS AMERICANO
Dow: +0,33%
S&P: +0,39%
NASDAQ: +0,32%

(4) RESULTADOS CORPORATIVOS:
* Antes do pregão: Abbott Labs, Boeing, CGI Group, Eastman Kodak, United Continental, United Tech, US Airways e Xerox
* Depois do pregão: Motorola Mobility, Starbucks e Texas Capital

ATENÇÃO: Agenda de peso, devemos ficar atentos nos dados imobiliários dos EUA, que podem surpreender negativamente, mas a vedete do dia será a divulgação da reunião do FOMC (Federal Open Market Committee), com o mercado aguardando a decisão da autoridade monetária que deverá manter a taxa de juros norte-americana entre 0,00% e 0,25% ao ano e analisará o ritmo de recuperação da economia dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário